Se dá o nome de cultura ao conjunto de costumes, leis, religião, enfim...aos hábitos e modo de viver de um povo. A cultura de cada povo se constrói a partir de um processo histórico e social e ela, de certa forma, determina nossas escolhas e nossa compreensão de mundo. Existe por outro lado uma cultura que tem como característica a universalidade e que está presente em todos os lugares de forma indiscriminada : A cibercultura






Segundo o filósofo Pierri Lévy, o ciberespaço é fruto de um movimento social que surgiu a partir de um desejo coletivo de autonomia, potência individual e comunicação.  O ciberespaço traz um tipo diferente de comunicação entre as pessoas, onde a velocidade é uma das principais características. É interessante pensar em algo que pra nós é meramente tecnológico, como algo social, que nasceu de uma necessidade humana de maior interação e conexão.


E por se tratar de algo social é pautado nas relações interpessoais, que nesse universo virtual são muitas e de todos os tipos, baseadas em afinidades, interesses e tudo que envolve as relações humanas. Todo mundo que está na rede estabelece ao menos algum tipo de relação com outra pessoa, e essas relações online estão também sujeitas às emoções e conflitos que, por sua vez, convergem em regras e normas de convivência que não estão escritas, mas são de conhecimento de todos que navegam por essas águas. 
Pensando nisso, decidi trazer uma pequena lista dessas "regrinhas virtuais" que circulam por aí e que visam o nosso bom convívio. É a chamada Netiqueta. Veja:

  • Evite escrever em letras maiúsculas: Na internet, ISSO É GRITO!
  • Não repita mensagens: Deixe o spam para as empresas de vendas.
  • Seja educado e respeitoso: Bom, isso vale pra qualquer tipo de relação, seja onde for, né?
  • Cuidado em como expor a sua opinião: Não existe anonimato na internet...esqueça isso e pondere sempre.
  • Respeite as regras do grupo: Além de ser super desagradável, você pode ser banido.
  • Procure antes de perguntar: Antes de pedir uma informação, averigue se ela não já foi postada. Poupa tempo e dados das pessoas.
  • Divida seu texto em blocos: Ninguém merece textão em tela de computador ou celular. Passe seu recado de forma sucinta. Se precisar ser longo, separe em blocos que facilitam a leitura.


Certamente você deve conhecer outras regras e até mesmo fazer parte de grupos que criaram suas próprias normas. De todo modo, vale a pena tentar lembrar dessas leis básicas do bom convívio virtual na hora de interagir em rede.

Até mais!!




Comentários

  1. entender as questões relacionadas às tecnologias como questões sociais permite desmistificar as tecnologias, compreendê-las e usá-las para além da dimensão técnica, trazer para o debate questões políticas, econômicas, sociais, culturais e educacionais, ou seja, precisamos colocá-las no complexo da análise da sociedade contemporânea.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Software livre X Software proprietário

A tecnologia pode mesmo melhorar o ensino? Sobre recursos audiovisuais.

REA - Recursos Educacionais Abertos