O uso de imagens na educação
Porque uma imagem vale mais que mil palavras...
Continuando a falar sobre o uso de recursos digitais na educação, o uso de imagens é um recurso constantemente usado, sobretudo na educação infantil. As imagens são utilizadas como forma de representar uma realidade, de conhecer o mundo. Através do recurso da imagem trazemos para perto dos alunos aquilo com o quê eles não podem ter contato naquele momento e tornamos o conhecimento mais acessível.
A imagem pode também ser o resultado de uma produção cultural deles, além do resultado de um processo de aprendizagem de determinado conteúdo de uma forma mais lúdica e atrativa.
Muito além do caderno de desenho, do lápis e da aquarela, hoje são inúmeros os recursos digitais (softwares) disponíveis para a produção de imagens e que podem ser explorados em sala de aula, numa proposta mais tecnológica da produção de arte. Esses recursos e podem também auxiliar os educadores na produção de conteúdos educacionais autorais e por isso, exclusivos.
Interessante é pensar nesses recursos como um estímulo à produção artística por qualquer pessoa, seja ela dotada ou não de habilidades artísticas.
Vejam, por exemplo, a minha tentativa de reproduzir um pinguim utilizando um desses programas, o Inkscape:
Ok, não tivemos tempo hábil para terminar a imagem que começou a ser produzida numa oficina que participei na última aula de educação e tecnologias contemporâneas e ok, não é a reprodução mais fiel que você já viu, mas, valeu demais a experiência e ficou a vontade de conhecer um pouco mais a ferramenta e utilizá-la em tempo oportuno.
Ah! vale ressaltar que o Inkscape é gratuito e de código aberto! Ele tem muitos recursos de aprendizagem e serve para todo os níveis de desenhistas!
Continuando a falar sobre o uso de recursos digitais na educação, o uso de imagens é um recurso constantemente usado, sobretudo na educação infantil. As imagens são utilizadas como forma de representar uma realidade, de conhecer o mundo. Através do recurso da imagem trazemos para perto dos alunos aquilo com o quê eles não podem ter contato naquele momento e tornamos o conhecimento mais acessível.
A imagem pode também ser o resultado de uma produção cultural deles, além do resultado de um processo de aprendizagem de determinado conteúdo de uma forma mais lúdica e atrativa.
Muito além do caderno de desenho, do lápis e da aquarela, hoje são inúmeros os recursos digitais (softwares) disponíveis para a produção de imagens e que podem ser explorados em sala de aula, numa proposta mais tecnológica da produção de arte. Esses recursos e podem também auxiliar os educadores na produção de conteúdos educacionais autorais e por isso, exclusivos.
Interessante é pensar nesses recursos como um estímulo à produção artística por qualquer pessoa, seja ela dotada ou não de habilidades artísticas.
Vejam, por exemplo, a minha tentativa de reproduzir um pinguim utilizando um desses programas, o Inkscape:
Ok, não tivemos tempo hábil para terminar a imagem que começou a ser produzida numa oficina que participei na última aula de educação e tecnologias contemporâneas e ok, não é a reprodução mais fiel que você já viu, mas, valeu demais a experiência e ficou a vontade de conhecer um pouco mais a ferramenta e utilizá-la em tempo oportuno.
Ah! vale ressaltar que o Inkscape é gratuito e de código aberto! Ele tem muitos recursos de aprendizagem e serve para todo os níveis de desenhistas!
Muito bacana a produção. É isso ai, experimentar, criar, produzir, aprender, disponibilizar, ou seja, participar do circulo virtuoso de produção de conhecimento. Continue explorando o software e quando tiver terminado o pinguim, traga-o para cá...
ResponderExcluir