OS HACKERS E AS PRÁTICAS ABERTAS

Olá!

O que você sabe sobre os hackers? O que já escutou sobre eles? Coisas como "são bandidos que invadem sistemas e roubam nossas contas" certamente já chegaram aos seus ouvidos e essa é mais uma ideia a ser desmistificada, sobretudo por nós, educadores.


No movimento que luta pelas práticas abertas na internet, incluindo a educação, os hackers tem papel fundamental na disseminação de informações pois são pessoas que se dedicam à programação e acreditam no compartilhamento do conhecimento produzido e a todos os processos utilizados para se chegar a ele.

Um claro exemplo disso é o movimento por softwares livres que mais que uma guerra tecnológica, representa uma batalha politica pela educação aberta que tem como ideal a garantia do acesso a todas as informações por todas as pessoas.

Por motivos óbvios, não é interessante que tenhamos hackers espalhados pelo mundo, pois isso quebra o monopólio do mercado tecnológico que hoje representa grande parte da riqueza do planeta, riqueza essa concentrada nas mãos de um restrito grupo de empresários.

No modelo de educação pouco flexível que vivemos é de fato um trabalho árduo esse processo de desmistificar preconceitos e difundir a cultura e ética hacker nesse universo. No entanto, cada professor pode assumir o compromisso de adotar um discurso e práticas que colaborem na quebra desses paradigmas, fazendo realmente um trabalho de formiguinha que pode ter resultados com peso de elefante!!

Conheça mais sobre o mundo hacker e seja você também um hacker! Acesse: https://wiki.hackerspaces.org/Hackerspaces e encontre um grupo de hackers perto de você.

Comentários

  1. Sim, precisamos desmistificar esses discursos postos pela mídia e pelo mercado, e vocês, enquanto universitários e futuros professores são fundamentais nesse processo...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Software livre X Software proprietário

A tecnologia pode mesmo melhorar o ensino? Sobre recursos audiovisuais.

REA - Recursos Educacionais Abertos