A tecnologia pode mesmo melhorar o ensino? Sobre recursos audiovisuais.
Você sabia que a maior parte das informações que o cérebro absorve tem a visão como porta de entrada? O cérebro leva apenas um décimo de segundo para assimilar uma imagem e essa pode ser uma poderosa ferramenta nas mãos de professores.
Os avanços tecnológicos tornam a cada dia mais fácil o acesso a inúmeros recursos audiovisuais que podem tornar o aprendizado muito mais satisfatório, tanto do ponto de vista do entusiasmo do aluno quanto dos resultados obtidos.
A possibilidade de enxergar o que está sendo ensinado em sala torna o aluno sujeito ativo no processo de aprendizagem que tem, no uso de apresentações visuais, uma maneira de tornar mais concreto aquilo que antes era apenas imaginação.
Já pensou como uma aula de geografia, por exemplo, pode ser muito mais rica se o professor levar para a sala de aula imagens e vídeos reais dos lugares que estão sendo estudados ao invés de apenas palestrar sobre? A ideia é que o aluno tenha na imagem uma outra perspectiva do assunto estudado.
E importante que o professor faça uso dessas tecnologias em seu dia a dia, que ele tenha acesso, se familiarize a elas e depois faça pouco a pouco a ponte entre o lado técnico e o lado pedagógico, pois sabendo usar as ferramentas ele irá descobrindo de que forma elas poderão ser úteis no seu cotidiano escolar.
Mais sobre esse assunto em: https://youtu.be/Zge9v2jIhRA
mais do que levar imagem e vídeos para a sala de aula, os simuladores hoje permitem adentrar em ambientes virtuais que te oferecem uma experiência imersiva e consequentemente mais completa do fenômeno em estudo. É preciso incorporar essas possibilidades na educação.
ResponderExcluir