Impressos, Internet e Educação.
A relação entre os impressos e a educação esteve e ainda está presente nas escolas brasileiras faz tempo. Quem nunca participou da elaboração de um Jornalzinho na escola?Ou quem não precisou levar revistas pra algum tipo de produção?
Esses famosos e populares meios de comunicação sempre tiveram relação direta com a educação e podem ser utilizados para trabalhar diversos conteúdos, numa proposta interdisciplinar, através de suas linguagens próprias e bastante acessíveis.
Veja abaixo quantas possibilidades existem para se trabalhar com jornal em sala e o quanto essa experiência pode ser enriquecedora!
É sempre possível inovar...ainda que os recursos não sejam os ideais, é um dos desafios de um professor neste país trazer essa inovação para escola da forma que lhe for possível.
Por outro lado, temos na internet o mais atual meio de comunicação do mundo, capaz de nos conectar com os lugares mais distantes em um tempo cada vez mais rápido. A internet que é essa riquíssima fonte cultural que infelizmente ainda não se encontra disponível para a maioria das escolas públicas e quando está, sua qualidade é bastante aquém do que seria necessário para trabalhar todas as suas possibilidades em sala de aula.
Além da precariedade na oferta, outro ponto a ser pensado é o preconceito que a internet sofre nas escolas, se assemelhando à imagem que foi construída para a TV...uma "inimiga" da educação. Quando a internet está disponível na escola, a outra barreira a ser ultrapassada é a do entendimento de que é necessário trazer para o processo de ensino- aprendizagem esse recurso tão presente na vida dos alunos hoje. Não dá para enxergar a internet apenas como meio de comunicação e entretenimento...quanto conhecimento está disponível na rede e quanto ainda pode ser produzido a partir da participação efetiva de educadores e estudantes dispostos a compartilhar suas experiências.
Veja esse vídeo bastante esclarecedor sobre o assunto...