RÁDIO, TV E EDUCAÇÃO.
Desde Roquette Pinto, a rádio foi pensada como um poderoso veículo educacional, que além de possuir grande alcance em números, alcançava também um público que não estava nas escolas, a exemplo dos trabalhadores, analfabetos e pessoas nas localidades mais distantes. Hoje, pensando em práticas pedagógicas, a rádio traz para a escola um leque enorme de possibilidades que permitem ao educador explorar as mais diversas habilidades nos alunos, dentro de um conceito interdisciplinar e que possibilitam ainda um experiência de conexão direta com a comunidade em que a escola está inserida e também com o mundo. Veja esse exemplo de uma escola municipal na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, que a partir do programa do MEC, o mais educação, instalou uma rádio totalmente produzida pelos alunos e a repercussão dessa iniciativa:
Quanto ao uso da TV, a maior barreira encontrada é a da total desassociação que foi criada entre TV x EDUCAÇÃO, levando a maioria dos educadores a compreender que a TV no Brasil faz um desserviço à população, a partir do momento em que é carregada de interesses puramente comerciais. Há ainda o fato da manipulação de ideias que um veículo de massa como a TV proporciona e que fazem dela um recurso non grato na sala de aula.
No entanto, é possível impedir que isso aconteça? Será que há como impedir que os alunos assistam a TV em suas casas e sejam (querendo o professor ou não) educados por ela? Não, não há como. Sendo assim, acredito que seria mais coerente trazê-la para sala de aula e, a partir de discussões com base no conteúdo ofertado à população, proporcionar aos alunos o desenvolvimento de senso crítico, para quem sabe assim, ajudá-los a fazer melhores escolhas.
É preciso esclarecer que o que aqui é discutido e analisado não são os equipamentos eletrônicos, não se trata de uma tv ou de um aparelho de rádio sendo utilizado como "ferramenta pedagógica" na sala de aula... O que de fato importa para a educação são as linguagens desses meios de comunicação tão presentes em nosso dia a dia, sendo incorporadas à escola e suas práticas.